terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Opiniões da vida, para a vida, sobre a vida, qualquer coisa vida

Quando os átomos chocam uns contra os outros pode ser uma euforia pegada.
(Esta expressão dos átomos é de um querido amigo).

Este choque atómico pode gerar alguma confusão e um sentimento estranho que procuramos de imediato racionalizar, sem saber ao certo do que se trata. E será preciso saber? Identificar? Rotular? Por que não vivê-lo? E vivê-lo no seu estado natural sem procurar moldá-lo numa de mais isto e menos aquilo, etc..

Para isto é necessário eliminar uma dose elevada de rigidez e traduzi a minha opinião no seguinte cenário:
- um edifício;
- um sismo.
Se a estrutura do edifício for extremamente rígida, o dito edifício ao ser atingido pelo sismo cai por terra sem um pilar que se salve. Fica reduzido a pó e não pode ser reconstruído, apenas substituído.
Se a estrutura do edifício apresentar alguma "abertura/flexibilidade" para as surpresas/contigências da vida/sismo, o dito edifício irá ter as paredes derrubadas, mas não o seu suporte. É possível, portanto, reconstruí-lo.

Cuidado, portanto, com os programas mentais, com os comportamentos e valores rígidos que pregamos. É sempre preferível deixarmos espaço para um desvio no nosso caminho, nem que seja como aquelas saídas para os camiões que encontramos na auto-estrada, mesmo que não a usemos.

E isto, meu amigo, é a minha opinião. Espero ter ajudado e coloca um espaço para o meu desvio... afinal, posso estar errada.

(Publico o post porque estava a escrever e ficou um texto engraçado para partilhar com mais pessoas... sei que não te importas. Tinha saudades destas nossas divagações.)

Sem comentários: