sexta-feira, 26 de junho de 2009

Como um barco vazio, nas margens do rio

A estupidez reside no facto de saber que podiamos estar bem, quando, na verdade, estamos mal. Há uma força interior que tudo quer mudar, mas que persiste em ser abafada pela dormência dos músculos. E ficamos assim; pouco ou nada hábeis, quedos e mudos. É um silêncio que corrói. Não faz qualquer sentido. É como uma garrafa de vidro que leva uma mensagem da esperança (mas que, no fim de contas, não passa de um papel em branco, cujas letras foram silenciadas pela passagem do tempo). O próprio mar tornou-se cinzento e vazio, cujos sonhos foram destruídos pelas vagas, onde o tudo se transformou em nada.

A estupidez reside no facto de sabermos, no fundo, que tudo isto se deve a uma ninharia qualquer. Deitei a perder os mais sagrados vícios, sem sequer regatear os sacrifícios. Nada sobrou de mim, a não ser a certeza do pouco que já sabes (e que é muito). Mesmo assim, a tua sombra continua a pairar-me nos dias longos e frios. Tão depressa deixarás de ser o sol que ilumina a escuridão da noite.

A estupidez reside no facto de sabermos que a travessia deste deserto inóspito e seco ser demasiado solitária. É uma caminhada rumo a um oásis que existe, mas cuja chegada teimamos em adiar. Seguimos por atalhos que pensamos ser os mais acertados. Falta-nos coragem. Sem ela, não conseguiremos apanhar, a tempo, a garrafa que traz a mensagem de esperança; sem ela, continuaremos a vaguear no mar cinzento e vazio; sem ela, continuaremos escravos da estupidez.

2 comentários:

Makira disse...

A vida é estúpida. Há situações que nos magoam, mas as soluções ainda nos magoam mais. Principalmente quando temos duas vozes em nós: uma que nos aponta a solução, outra que rejeita a solução. Não há como sermos estúpidos.

الرجل البسيط disse...

:)
Pelo vistos, não há soluções perfeitas. Há umas que nos parecem mais acertadas do que outras. Mas, num outro dia qualquer, até mesmo essas podem vir a revelar-se incorrectas.
Não vale a pena fazer planos. A vida é isso mesmo: estúpida. São as circunstâncias que adensam ainda mais esse manto de estupidez.
A raíz do problema está no facto do ser humano pensar. A mente humana desenvolveu-se demasiado. E, hoje, pensamos muito. Em vez de saboreamos o aroma de um sumo de laranja, limitamo-nos a pensar que ele não dura para sempre, que pode cair mal no estômago, que...
Enfim. A vida é estúpida.