terça-feira, 5 de agosto de 2008

Metamorfose

A metamorfose está ligada à mudança de hábitos ou de habitats. As duas situações têm reflexo nos humanos (se quisermos aplicar também a nós este conceito).
O mais intrigante é, de facto, a mudança - metamorfose - dos pensamentos e das emoções das pessoas.
Sou totalmente apologista da metamorfose e até desculpo algumas das minhas atitudes, alegando o meu processo de metamorfose em acção.
Não percebo como muitas das pessoas têm a certeza do que dizem e do que pensam tão afincadamente. Também defendo as minhas ideias/ideais mas plenamente consciente de que amanhã pode surgir alguém ou algo que derrube o que antes alegava - o que para alguns é interpretado como fraqueza da minha parte.
Assustam-me cenários completamente delineados e sem abertura para "imprevistos". A rigidez e pouca flexibilidade ou adaptabilidade às mudanças causa-me pânico. Afinal, como é possível agir desse modo se somos um ser social e temos de interagir/fazer jogo de cintura com as opções dos outros?
Devo deixar aqui a minha máxima dos últimos tempos que li ou ouvi não sei onde, mas que guardei... "As águas de um rio nunca são as mesmas no mesmo lugar." É, de facto, tudo uma questão de metamorfose.
Além disso, devo confessar que gosto da palavra... rica, complexa, com uma sonoridade sólida, contrariamente ao seu significado e reflexo que nos tira o chão algumas vezes.
Nota sobre a imagem: Léxico Metamorfoseado, pintura de Luís Athouguia

Sem comentários: