domingo, 8 de março de 2009

Pinturas da mente que se tornam reais

Por vezes vivo experiências que se traduzem por visualizar/ver na minha mente algo que depois, passado uns bons tempos, se materializam. Acontece com factos muito importantes na minha vida e com coisas tão ridículas como a mobília da minha casa.

Antes de comprar, ou melhor, antes de ver e encontrar a mobília na loja eu já sabia como ela era. Uma coisa é dizer que gostávamos assim e assado e depois encontrar o género. Outra coisa é saber exactamente como ela seria. Quando encontrei a minha casa, vi-me nela e vi a mobília na disposição que hoje tem e... mais tarde encontrei essa mobília.

Tive recentemente uma destas experiências mas a título pessoal. Um pequeno pormenor, uma pequena situação real que me levou para uma "pintura" que a minha mente me havia mostrado muito antes do agora ter acontecido. Se antes era uma projecção e depois se tornou real, agora é uma recordação, ou melhor, uma imagem real gravada na minha mente.

2 comentários:

الرجل البسيط disse...

O pior é quando o artista se sente inspirado e visualiza na tela o que realmente pretende ilustrar... mas, quando agarra o pincel, a realidade cega-lhe a alma e criva-lhe a criatividade com a dureza das circunstâncias. A conversa parece ser sempre a mesma. Mas isso é porque há coisas que, como bem sabes, não mudam...

Makira disse...

Nunca podes prever o que a tua criatividade pode pintar se a deixares assumir o controlo - como acho que deves. E é verdade, por vezes, não pinta os sonhos e desejos. Mostra-nos a dureza - como referes - das circunstâncias. Mas outras vezes pode surpreender com novas cores, novas imagens. Se calhar um novo rumo, uma nova direcção.