segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Num instante, tudo (ou nada) muda

Há jantares que deviam durar uns 2 ou 3 dias. Assim, até a sangria substituir todo o sangue que corre nas veias. Nove anos podem fazer toda a diferença. As onze pessoas que os separam também. Junte-se agora uma noite repleta daquela chuva miúda que nos lava a alma e uma operação stop, encetada pela PSP, para nos incentivar a estar ali, quietinhos, a falar sobre tudo e sobre nada. As histórias transbordam e cada copo que se enche convida-nos a um brinde, onde o tilintar do vidro nos faz mesmo acreditar que não é um sonho; estamos mesmo, (quase) todos, ali.
Muita coisa mudou. No entanto, tudo parece ter permanecido. As cumplicidades continuam a existir, o som das gargalhadas continua a sair da forma como sempre imaginámos. Há uma ternura infantil e inconsciente que nos faz despertar a líbido da vida. Até um impropério ou uma qualquer tentativa de agressão verbal se torna tão meiga que apetece estar a noite toda a dizer barbaridades. Entre isto ou ir para Amesterdão comer tarte de leite condensado, não tenho dúvidas que prefiro o reencontro. Também dá moca e não se paga mais por isso.

3 comentários:

José Madureira disse...

Também eu gostaria de ter sido convidado para participar nessa orgia romana. Fui informar-me e descobri que nas orgias romanas o vinho e as frutas, em quantidades que roçam o absurdo, são engredientes essenciais.Só não percebo porque é que houve um interregno de 9 anos. Talvez falta de casta por parte dos participantes... enfim, não sei.

José Madureira disse...

Ooops! Onde se lê "en" deve lêr-se "in"




Obrigado

Boa tarde.

الرجل البسيط disse...

Amigo Madu,

Tratou-se de um jantar com malta dos tempos da universidade. E o interregno deve-se simplesmente àquela coisa estúpida de ir adiando os encontros. Tanto fomos adiando, adiando, que passaram, entretanto, 9 anos. E sabes qual é a piada da coisa? É que, quando nos encontrámos, a cumplicidade era tal que parece que nos tinhamos encontrado há 2 ou 3 semanas. E muito mudou: uns casaram, outros descasaram, uns tiveram filhos, outros tiveram mais filhos ainda, etc. Muito bom, mesmo.