segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Antes e depois

Sou do tempo em que (ainda) se jogava às «escondidas», à «apanhada», ao «macaquinho do chinês» e aos «polícias e ladrões». Era uma época em que verbos como correr, cair e saltar se conjugavam na rua – e tantas vezes sob o clarão da lua, em perfeita harmonia com o som dos grilos ou o cheiro a terra molhada. Urgia saborear cada minuto. Mesmo nas manhãs frias de Inverno sabia bem ouvir o som crepitante do gelo, encrostado nas ervas, ao ser esmagado pelo calçado. A água vinha da fonte, o peixe era pescado no rio e o pão ganhava forma no velho forno de argila.

Fomos, talvez, a última geração a socorrer-se de um bom punhado de terra para estancar o sangue de uma ferida. Tivemos a felicidade de colar selos, enviar postais, conhecer a exuberância e o som estridente da Famel Zundapp XF, andar de Renault 5, saltar a cerca e desbastar pomares, tomar banho no tanque com água para regar a horta, apanhar azeitona, sentir os pés a esmagarem os cachos de uva dentro do lagar…

Num instante, tudo muda: hoje, joga-se Playstation; os trabalhos de casa fazem-se no Magalhães; os desenhos animados são vistos no You Tube; enviam-se mails e trocam-se mensagens escritas; e, no hipermercado, compram-se a banheira para a criança tomar banhinho, o vinho martelado para satisfazer os caprichos do pai ou do avô, o azeite refinado, os peixes de viveiro engordados com farinhas produzidas a partir de outros peixes…

Esta gente mais nova não sabe, sequer, enfrentar-se olhos nos olhos. Em vez de esboçarem um sorriso, enviam um :-). Estão deprimidos, vão ao Facebook e partilham um :-(. Ficam deveras apaixonados e identificam o seu amorzinho com um ♥ esboçado no ecrã do telemóvel. E só compram roupinhas ® sem saberem o que é comprar ganga da boa nos ciganos.


No meu tempo, isto não era nada assim.

1 comentário:

José Madureira disse...

Concordo em absoluto e acrescento: Naquela época, na rua, se não haviam brinquedos, tratávamos de os construir. Às vezes a partir do nada. Como sabes, uma carica podia ser um veloz carro de corridas numa pista feita no momento, em cima de um muro, na terra ou no pátio da escola. Apenas tinhamos todos que concordar que a carica era um formula 1. Mas podia ser um barco, quando a faziamos deslizar sobre as poças de água barrenta, no inverno. Quando um dos nossos amigos ficava doente e perdiamos um parceiro de brincadeiras, a vida não era igual, faltava algo, faltava um membro do grupo.
Enfim, hoje já não há amigos, nem grupos de amigos, ao invés, há depressões causadas pela ausência da possibilidade de adquirir, no prazo máximo de uma semana, a contar da data do lançamento na FNAC, o ultimo «PES 2010» para a playstation 3.